Conhecido por muitos como, passeios pedestres, pedestrianismo ou ainda por trekking, é uma atividade praticada ao ar livre, e ao mesmo tempo, um desporto de natureza, não competitivo nem agressivo.
É uma atividade que poder e deve ser praticada em grupo, em família, e por pessoas de todas as idades. Para se praticar esta atividade, não requer um equipamento sofisticado, nem material técnico, mas requer algum equipamento mínimo, que nos proteja do frio, chuva ou neve.
Não requer conhecimentos de cartografia ou orientação, caso se pratique em grupo ou acompanhado por um guia, conhecedor da área, onde se desenrole esta atividade.
É um bom depressivo para combater o stress quotidiano das sociedades urbanas, e ao mesmo tempo permite manter-se ativo e saudável.
Permite o conhecimento e a sensibilização do meio ambiente, ao mesmo tempo promove a proteção da Natureza.
Estimula a observação por lugares de interesse histórico, do meio natural, através da observação da fauna e da flora.
Estimula o respeito e admiração pelo nosso património histórico, rural e natural.
Fomenta a amizade e o conhecimento cultural, através das suas gentes, costumes e tradições.

O Swimrun é um desporto que combina a natação em águas abertas com a corrida crosscountry, habitualmente em trilhos. Distingue-se do Aquatlo na medida em que, ao contrário deste último, são vários os segmentos de natação e corrida existentes numa prova de Swimrun, com a particularidade de não haver paragens nem mudanças de equipamento da natação para a corrida e vice-versa, o que significa que os atletas, correm com o fato de Neoprene ou com o fato tri-suit (vulgarmente usado no Triatlo). Outra opção viável é o uso de calções e t-shirt de compressão. A natação é sempre realizada com os ténis calçados. Pode parecer um pouco estranho de início, mas faz parte do desafio e dá um interesse acrescido a estes eventos. Além disso hoje em dia há inúmeras soluções que são permitidas usar em prova, e que facilitam a progressão, sobretudo na água: pullbuoys, palas para as mãos etc.

No SwimRun existe a possibilidade de participar a solo ou em duplas. Na participação em equipa, esta modalidade tem a particularidade da dupla ter de se manter junta nos vários segmentos até à meta final. Algumas equipas usam inclusive uma pequena corda durante os segmentos mais longos de Natação, permitindo que o atleta mais forte nesta modalidade puxe pelo mais fraco, mas esta prática, embora permitida, não é obrigatória.

O Swimrun é a liberdade de explorar a nossa natureza envolvente da forma mais pura possível, com respeito por si mesmo, pelo seu parceiro de equipa, pelos outros e claro pelo meio ambiente. Está intimamente ligado à natureza, uma vez que muitas corridas acontecem em paisagens deslumbrantes e até mesmo um treino pode ser uma pequena aventura, sendo possível percorrer trilhos que se podem imediatamente transformar em mergulhos num mar ou rio brilhante. Os laços criados por todo este ambiente são incrivelmente fortes e muitas vezes originam amizades duradouras.

 

Se tens 6 ou mais anos e gostas de praticar Desporto na Natureza, junta-te à nossa equipa e vem experimentar a prática de Trail Running e Orientação com acompanhamento de equipa técnica experiente.

• Todos os Sábados
• 09h00 às 10h00
• Parque de São Lourenço em Abrantes ou espaço Indoor (dias de mau tempo)

Inscrições e Informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O COA – Clube de Orientação e Aventura tem como missão a promoção da prática desportiva, atividades de ar livre, recreativas e culturais nas suas diferentes formas e desenvolver e promover a prática de atividades no âmbito da conservação, proteção e defesa da Natureza e do Ambiente.

A paixão pela mesma modalidade, a Orientação, fez com que um grupo de amigos unissem esforços para criarem o seu próprio Clube. A 21 de Julho de 2004 foi fundado o COA – Clube de Orientação e Aventura. Com o passar do tempo este grupo foi crescendo, cativando amigos e conhecidos para a prática das várias vertentes da Orientação, nomeadamente, Ori-Pedestre, Ori-BTT, Ori-Trail Rogaine e Corrida Aventura.

Atualmente, o COA é um clube com sede em Abrantes e que conta com cerca de uma centena de atletas a praticar Orientação, Trail Running e SwimRun com participação regular nas provas dos Circuitos Nacionais e Taças de Portugal das diversas modalidades.

Paralelamente à componente competitiva, o COA desde a sua origem que tem uma forte tradição na Organização de Eventos Desportivos e de Lazer, nomeadamente, Orientação, Challengers, Trail Running, SwimRun, Caminhadas através de parcerias desenvolvidas com autarquias, empresas, escolas e outras entidades públicas e privadas.
Todas as atividades organizadas são coordenadas por membros experientes formados nas mais diversas áreas, Orientação, Cartografia, Traçadores de Percursos e Educação Física.

A Formação dos mais novos é um vetor fundamental para o crescimento e desenvolvimento do clube, e nesse sentido, em 2020 o COA iniciou o projeto Ori-Educa que tem como objetivo promover um estilo de vida ativo, dentro e fora da comunidade escolar, e ao longo da vida das crianças através da prática da Orientação.
Este projeto alicerçado em parcerias estabelecidas entre a FPO – Federação Portuguesa de Orientação, Agrupamento de Escolas e Associações de Pais pretende desenvolver diversas atividades que visam incentivar a prática desportiva; despertar para a importância da Consciência Ambiental; incutir nos jovens valores como a entreajuda, camaradagem, solidariedade, amizade e fair-play; desenvolver as capacidades físicas e mentais, desde a perceção espacial, cálculos matemáticos, planeamento, trabalho em equipa, desenvolvimento da comunicação, tomada de decisões e desenvolvimento da independência e autoconfiança.
Em 2021, o clube criou a Academia Corvus que tem como objetivo desenvolver as componentes físicas e mentais dos jovens de forma divertida para a prática das modalidades praticadas no clube, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no projeto Ori-Educa, mas fora do ambiente escolar.