O Swimrun é um desporto que combina a natação em águas abertas com a corrida crosscountry, habitualmente em trilhos. Distingue-se do Aquatlo na medida em que, ao contrário deste último, são vários os segmentos de natação e corrida existentes numa prova de Swimrun, com a particularidade de não haver paragens nem mudanças de equipamento da natação para a corrida e vice-versa, o que significa que os atletas, correm com o fato de Neoprene ou com o fato tri-suit (vulgarmente usado no Triatlo). Outra opção viável é o uso de calções e t-shirt de compressão. A natação é sempre realizada com os ténis calçados. Pode parecer um pouco estranho de início, mas faz parte do desafio e dá um interesse acrescido a estes eventos. Além disso hoje em dia há inúmeras soluções que são permitidas usar em prova, e que facilitam a progressão, sobretudo na água: pullbuoys, palas para as mãos etc.

No SwimRun existe a possibilidade de participar a solo ou em duplas. Na participação em equipa, esta modalidade tem a particularidade da dupla ter de se manter junta nos vários segmentos até à meta final. Algumas equipas usam inclusive uma pequena corda durante os segmentos mais longos de Natação, permitindo que o atleta mais forte nesta modalidade puxe pelo mais fraco, mas esta prática, embora permitida, não é obrigatória.

O Swimrun é a liberdade de explorar a nossa natureza envolvente da forma mais pura possível, com respeito por si mesmo, pelo seu parceiro de equipa, pelos outros e claro pelo meio ambiente. Está intimamente ligado à natureza, uma vez que muitas corridas acontecem em paisagens deslumbrantes e até mesmo um treino pode ser uma pequena aventura, sendo possível percorrer trilhos que se podem imediatamente transformar em mergulhos num mar ou rio brilhante. Os laços criados por todo este ambiente são incrivelmente fortes e muitas vezes originam amizades duradouras.