ORGANIZADOR: COA – Clube Orientação e Aventura

DIRETORA DA PROVA: Vasco Catroga (936681448)

SUB DIREÇÃO DA PROVA: Nuno Figueiredo (965619322)

                                              

DIRETOR TECNICO: Claudio Silva

DIRETOR SEGURANÇA: 

RESPONSÁVEIS OPERACIONAIS:

Área

Nome

Contato

Secretariado

   

Partidas

   

Chegadas

   

Arenas

   

Logística

   

Informática

 Total Crono  

Equipa Técnica/Percursos

   

Entrega de prémios

   

Apoio Socorro

 Bombeiros Abrantes  

Segurança

   

INFORMAÇÕES

  • Sitehttps://www.clubecoa.pt
  • Facebook - https://www.facebook.com/corvustrail0
  • E-mailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Inscrições - https://www.totalcrono.pt/eventos/corvustrail2024
  • Estacionamentos – Junto à Arena
  • Primeiros socorros – Ambulância de prevenção junto à Arena.
  • WCs Na Arena
  • Banhos – Na Arena e na Cidade Desportiva Abrantes
  • Solo Duro – Mediante Inscrição
  • Resultados – https://www.totalcrono.pt/eventos/corvustrail2024
  • Turismo – Ver site do Município de Abrantes.

 

1. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

  • O Corvus Trail Branco Gaspar é um evento de trail running, que percorre trilhos e caminhos da freguesia de Mouriscas/concelho de Abrantes enquadrado nas vertentes de Trail Longo, Trail Curto, Mini Trail, Trail Kids e Caminhada;
  • Qualquer participante ao inscrever-se está a concordar e a aceitar na íntegra o presente regulamento;

 

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

  • Para participar no Trail Longo os participantes deverão ter pelo menos 18 (dezoito) anos;
  • Relativamente ao Trail Curto e Mini Trail os participantes deverão ter pelo menos 16 (dezasseis) anos a 31 de Outubro de 2024 (final da época desportiva);
  • Os Pais (Tutores Legais) dos atletas menores de idade no momento do levantamento do dorsal terão de assinar um Termo de Responsabilidade;
  • A Caminhada será aberta a todas as idades, incluindo menores desde que acompanhados;
  • No Trail Kids Academia Corvus Trail podem participar crianças com idade mínima de 5 anos desde que os Pais (Tutores Legais) preencham um Formulário de Inscrição e assinem um Termo de Responsabilidade no momento do levantamento dos dorsais.

 

1.2. Inscrição regularizada

  • As inscrições deverão ser realizadas de acordo com os prazos previstos, pelo que as inscrições só serão validadas após a confirmação de pagamento;
  • No momento do levantamento do dorsal, os participantes deverão apresentar documento de identificação.

 

1.3. Condições físicas

É indispensável que os participantes do “Corvus Trail / Branco Gaspar” aceitem e cumpram os seguintes requisitos referentes à sua condição física:

  • Estarem conscientes das distâncias e dificuldades específicas da prova em que vão participar;
  • Estarem suficientemente treinados, fisicamente e mentalmente para concluírem a prova;
  • Estarem conscientes que a sua segurança depende da capacidade em se adaptarem aos problemas que surjam, pois não cabe à Organização ajudar o atleta a gerir os seus problemas;
  • Terem adquirido, antes da prova, uma capacidade real de autonomia no terreno que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente:

a) conseguir enfrentar sem ajuda externa alterações de condições ambientais e climatéricas (vento, frio, calor, chuva, nevoeiro);

b) saber gerir problemas físicos ou mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, entre

outros;

c) ter a capacidade de autonomia entre 2 (dois) postos de abastecimento, quer em termos de alimentação e hidratação, quer em termos de equipamento e

segurança;

 

1.4. Ajuda Externa

  • Aos participantes é permitido receber ajuda externa durante a prova apenas e somente nos postos de controlo/abastecimento previamente definidos pela Organização e desde que não haja interferência com outro atleta;
  • É estritamente proibida toda a restante ajuda externa, com exceção de situações de carácter físico/médico a avaliar à posteriori pela Organização. O incumprimento deste ponto implica a desclassificação do atleta;
  • Não será permitido aos apoiantes recolher alimentos dos abastecimentos, estes só serão, manuseados pelos elementos da Organização;

 

1.5. Colocação Dorsal

  • O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve estar permanentemente visível durante toda a prova;
  • O incumprimento destas regras poderá originar a não classificação dos atletas, por não ser possível à Organização identificar os mesmos nos diversos controlos realizados ao longo da prova.

 

1.6. Regras de conduta desportiva

  • Os participantes devem ajudar qualquer pessoa em perigo e alertar o posto de controlo mais próximo ou contactarem a Organização;
  • Em caso de desistência durante a prova, o atleta deverá informar de imediato a Organização, em qualquer posto de controlo ou através de contacto telefónico para o número disponibilizado no dorsal;
  • A Organização reserva-se no direito de excluir da prova, mesmo antes do seu início, qualquer participante que através do seu comportamento condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento, não havendo reembolso do valor da inscrição;
  • Qualquer comportamento considerado inadequado pela Organização, através de linguagem ofensiva, agressões verbais e físicas, e desrespeito para com os outros atletas resultará na desclassificação;
  • O respeito pela Natureza deverá ser constante, não sendo admissível que qualquer atleta polua os trilhos, ou destrua/altere qualquer elemento natural, pelo que terão de colocar os seus lixos nos locais próprios localizados nos abastecimentos;
  • Qualquer protesto deverá ser submetido à Organização por escrito até ao início da entrega de prémios. A Organização analisará esse protesto prontamente e será dada uma resposta;

 

  1. CLASSIFICAÇÕES E PREMIOS

2.1. Prémios Individuais, Escalões e Coletivos

  • Para cada prova de carácter competitivo haverá uma classificação geral individual, por escalão e coletiva.
  • As provas Trail Longo, Trail Curto e Mini Trail serão ganhas pelos concorrentes que realizarem a totalidade dos respetivos percursos no menor tempo;
  • Para as diversas provas somente os participantes que passaram em todos os postos de e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado serão classificados;
  • É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios, pelo que a Organização não enviará prémios ou quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição;
  • A classificação coletiva determina-se com base na classificação geral absoluta (masculinos e femininos), somam-se os lugares dos 3 primeiros classificados de cada equipa. Em caso de empate declara-se vencedora a equipa que em primeiro lugar feche a classificação coletiva:

Exemplo:

  • Equipa A: 5º + 6º + 7º = 18 → 1º lugar (primeiro lugar)
  • Equipa B: 3º + 4º + 12º = 19 → 2º lugar (segundo lugar)
  • Equipa C: 1º + 2º + 17º = 20 → 3º lugar (terceiro lugar)

Serão premiados os três melhores tempos da geral (masculinos e femininos), do escalão e as 3 equipas com a melhor classificação coletiva.

 

2.2. Prémio Evolução

Será premiado o atleta masculino e feminino que apresentou a maior evolução através do “Prémio Evolução / LZ Car Solutions”. A classificação do “Prémio Evolução / LZ Car Solutions” determina-se da seguinte forma:

  • Na 5a feira que antecede a prova, no dia 13 de março de 2024 será publicada a lista de atletas inscritos no “Corvus Trail 2024” que participaram na edição do “Corvus Trail 2023” com os respetivos pontos;
  • Para cada atleta que finalizou o “Corvus Trail 2023” e que está inscrito no “Corvus Trail 2024” é atribuído um número de pontos obtidos com base no tempo despendido para o primeiro classificado da prova em que participou: Tempo Vencedor (minutos) / Tempo Atleta (minutos) x 100, conforme o exemplo apresentado na seguinte tabela:

Classificação

Atleta

Tempo

Pontos

A

01:20:00

100

B

01:25:00

94

C

01:28:00

91

D

01:33:00

86

E

01:40:00

80

  • Os pontos atribuídos aos atletas serão apresentados numa lista única, independentemente da prova, uma vez que a atribuição de pontos tem por base a percentagem de tempo que cada atleta perdeu comparativamente ao primeiro classificado da prova em que participou;
  • Após a realização do evento Corvus Trail Branco Gaspar, utilizando o processo descrito anteriormente, serão determinados os pontos que cada atleta obteve;
  • O “Prémio Evolução LZ Car Solutions” será atribuído aos atletas (masculino e feminino) que obtiverem uma maior taxa de evolução determinada da seguinte forma: ( Pontos 2024 – Pontos 2023 ) / Pontos 2023, conforme o exemplo apresentado:

Classificação

Atleta

Pontos 2022

Pontos 2023

Prémio Evolução

C

91

100

9,89%

E

80

86

7,50%

B

94

95

1,06%

A

100

99

-1,00%

D

86

81

-5,81%

 

3. ESTACIONAMENTOS

  • Estacionamentos - Área junto á Arena;
  • Não será possível estacionar junto às partidas;

 

4. ARENAS (Estacionamentos, Secretariado, Chegadas, Primeiros Socorros, Banhos, WC, Bar).

 

5. LOCALIZAÇÕES

Arena ………………………39.500529°/ -8.093554°

Partidas………………….....39.500006°/ -8.093954°

Chegadas……………….....39.500529°/ -8.093554°

 

5. SEGURANÇA E CONTROL

5.1. Tempo Limite

  • O Corvus Trail Branco Gaspar é um evento que integra 3 (três) provas de etapa única com tempo limite de execução. As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, incluindo os tempos de paragem para descanso e abastecimento;
  • Para serem autorizados a continuar em prova os participantes devem chegar e sair do Posto de Abastecimento e Controlo (PAC) antes do seu encerramento, caso contrário serão desclassificados e retirados da prova;
  • Por razões de força maior (meteorológicas e/ou segurança), a organização reserva-se no direito de alterar as barreiras horárias;

 

5.2. Metodologia Controlo de Tempos

Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos com chip, pelo que este só deverá ser retirado após a conclusão do evento;

 

5.3. Postos de Abastecimento e Controlo (PAC’s)

Cada participante deverá certificar-se, ao deixar cada posto de abastecimento, que tem a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o próximo abastecimento.

Prova

Distancia

 

Trail Longo Junta de Freguesia das Mouriscas

30km

3 Abst. + 1 Ponto Água + Abst. Final

Trail Curto All Run

15km

1 Abst. + 1 Ponto de Água + Abst. Final

Mini Trail Associação de Melhoramentos de Mouriscas

10km

1 Ponto de Água + Abastecimento Final

  • Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela Organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da Organização;
  • Durante a prova poderão existir “controlos surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso;
  • Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante não consiga alcançar o posto de controlo mais próximo deve entrar em contacto com a Organização;
  • O número de contacto da Organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral e deverá ser antecipadamente gravado no telemóvel pelo participante;
  • Haverá primeiros socorros estrategicamente colocados no terreno. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contactem a Organização;
  • A Organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo/abastecimento sem aviso prévio, em caso de condições climatéricas adversas e/ou segurança;

 

5.4. Material Obrigatório 

MATERIAL

Caminhada

Mini Trail

Trail Curto

Trail Longo

OBRIGATÓRIO

8 km

10 km

15 km

30 km

Dorsal visível durante todo o percurso

 

Depósito de Água

Opcional

Opcional

Mín. 500ml

Mín. 1000ml

Apito

Manta Térmica

   

Telemóvel Operacional

 

5.5. Material Recomendado

  • Aconselha-se os participantes a utilizarem vestuário adequado à prática da modalidade, transportarem consigo uma cópia do documento de identificação;
  • Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova;

 

5.6. Informações sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

  • Nas zonas de atravessamento de vias com tráfego rodoviário, haverá Controladores da Organização identificados para auxílio dos atletas nestas zonas, no entanto, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas localidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas.

 

5.7. Penalizações / Desclassificações

A Direção da Prova e os Controladores são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, pelo que estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações apresentadas seguidamente:

Desclassificação

  • Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda;
  • Partilhar o dorsal com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso;
  • Dorsal não visível, durante parte ou na totalidade do percurso;
  • Utilizar caminhos que não são os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso;
  • Utilizar transporte não autorizado (boleia);
  • Falta gravosa ao respeito para com a Organização ou outros participantes (agressão ou insulto);
  • Retirar sinalização do percurso;
  • Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela Organização e entidades associadas;
  • Exceder o tempo limite nos Postos de Controlo e Abastecimento (PAC);
  • Falhar 1 (um) ou mais Postos de Controlo;
  • Perda do chip;
  • Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente;
  • Receber ajuda externa fora das áreas definidas pela Organização;
  • A falta de 1 (um) ou mais itens do Material Obrigatório.

A Direção de Prova baseada no seu próprio julgamento tem poderes para desclassificar e/ou penalizar qualquer atleta que perturbe o normal funcionamento do evento.

 

5.8. Outras Informações

Consultar o regulamento da Prova aqui: Regulamento-